domingo, 4 de agosto de 2013

1º Encontro de Formação de Professores - Projeto Escola e Museu: Espaço interativo de educação e arte em novos saberes

No dia 03 de agosto de 2013, professores, coordenadores/diretores dos Ginásios Experimentais Cariocas e representantes das Gerências de Educação das Coordenadorias Regionais de Educação participaram do primeiro dia de formação de professores do Projeto Escola e Museu: Espaço interativo de educação e arte em novos saberes.

A formação ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil durante toda a manhã. Logo na chega dos participantes todos foram acolhidos pelo Setor Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil, que recebeu o grupo com uma atividade musical coordenada pelo músico Gabriel Sant’Anna, intitulada de “O Cortejo”. Por meio de uma atividade musical uma contação de história envolveu e interagiu com os presentes.




Após a recepção calorosa do Setor Educativo, todos foram acomodados no auditório e foram apresentados ao Projeto Escola e Museu: Espaço interativo de educação e arte em novos saberes, seu cronograma de visitas e ações que farão parte do projeto.

A apresentação do Projeto foi realizada pela Coordenadora do Setor de Extensividade, da Secretaria Municipal de Educação, Denise Palha, que iniciou a apresentação citando a importância do projeto que tem por objetivo promover a articulação de saberes, por meio do acesso de professores e alunos a equipamentos culturais da cidade do Rio de Janeiro.
Para finalizar a apresentação do projeto foi exposto que ao final do circuito de visitas interativas aos Museus e Centros Culturais será organizado um seminário, com uma mesa redonda para relato de experiências de três unidades escolares, assim como de um representante dos Museus / Centro Culturais.
Neste mesmo dia, será organizada uma belíssima exposição com banners confeccionados por todas as unidades escolares participantes onde as mesmas farão um breve registro da participação dos alunos no circuito de visitas interativas.
Após a apresentação do projeto todos assistiram à palestra “Relações Educativas entre Escola e Museu” realizada pela professora Andréa Costa, representante do Museu Nacional.
A palestra teve como objetivo abordar a interrelação entre os temas: História da cidade, Arte e Memória/ Patrimônio, os temas citados foram retirados de um instrumento diagnóstico preenchido pelos professores que participarão do projeto.

Após a palestra alguns professores do Ginásio Experimental Carioca André Urani fizeram alguns comentários sobre a palestra.
Em seguida todas as Instituições que participarão do circuito de visitas interativas como Centro Cultural Banco do Brasil, Museu de Casa do Pontal, Museu Nacional, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Instituto Moreira Salles, Casa Daros e Museu de Arte do Rio realizaram apresentações sobre a inserção dos mesmos durante o projeto.


Todos puderam apreciar um pouco do mais variado trabalho que cada instituição oferecerá aos professores e alunos durante as visitas interativas.
O Centro Cultural Banco do Brasil, representado pela Profª Juliana Rodrigues, apresentou aos professores as exposições que estarão durante o projeto, assim como algumas das ações que o Centro Cultural desenvolve como os visitantes.


O Museu de Casa do Pontal, representado por Juliana Prado, apresentou por meio de um vídeo as visitas teatralizadas que são realizadas na instituição, assim como um belíssimo material que cada unidade escolar visitante leva para trabalhar com os alunos após a visita interativa.

O Museu Nacional, representado pela professora Andrea Costa, apresentou o acervo da instituição, por meio de imagens e fez uma breve observação sobre o guia de visitação distribuído aos professores.

O Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, representado pela diretora Luciana Adão e pelo seu Setor Educativo com os professores Rubens de Andrade e Adriana Cremer falaram um pouco da sua inserção no projeto, onde farão nas visitas interativas abordagens sobre a história do prédio do Centro de Arte e do entorno da Praça Tiradentes.

O Instituto Moreira Salles, representado pela pedagoga Pollyana Lourenço listou um pouco do acervo fotográfico que a instituição possui, além de apresentar o site e blog que auxilia nas visitas interativas, onde os professores poderão acessar os endereços eletrônicos como meio de preparação da visita.

A Casa Daros, representada pela Coordenadora Programa Arte é Educação, Roberta Condeixa, apresentou um pouco das ações do Setor Educativo assim como a programação que estará em cartaz durante o Projeto.

E para finalizar Museu de Arte do Rio, representado pela assessora pedagógica Gleyce Heitor, apresentou as diretrizes para as visitas interativas, que são os temas escolhidos pelos professores História, Memória/Patrimônio e Arte, além de explicar sobre o procedimento de agendamento das unidades escolares.

Ao final todos os presentes receberam um kit com materiais diversos das instituições envolvidas, assim como cópias do projeto.


No próximo sábado dia 10 de agosto será realizado o 2º dia da formação de professores no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, na rua Luis de Camões, 66 – Próximo a Praça Tiradentes, das 9h às 13h. Para este 2º encontro será realizada uma oficina com os professores participantes do Projeto Escola e Museu: Espaço Interativo de Educação e Arte em Novos Saberes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário