sexta-feira, 8 de julho de 2016

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - XXVIII FECEM

 XXVIII FESTIVAL DA CANÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO - FECEM – 2016

            O Projeto Festival da Canção das Escolas Municipais do Rio de Janeiro, justifica-se por sua grande abrangência e por proporcionar atividades em horários alternativos, fora dos horários de aulas. Também deve ser considerada a importância do Projeto como atividade propiciadora da aquisição de novos conhecimentos, especialmente musicais, e incentivadora do processo de criação dos alunos.
            Num festival dessa natureza os alunos podem experienciar todas as etapas de um processo de produção artística, desde a criação da canção até sua apresentação para o público, passando pelas fases de ensaio, produção de arranjos, preparação vocal e instrumental, dinâmica de palco e elaboração de figurino. Ao mesmo tempo, os alunos criam consciência desse processo e tornam-se espectadores mais críticos.
            Dessa maneira o projeto tem reflexos na produção artístico-musical dos alunos e na formação de plateia. 
Objetivos:
  •          Incentivar a produção musical dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino;
  •          Ampliar o conhecimento sobre os conceitos da Música pelo fazer musical, compondo, interpretando e tocando;
  •          Despertar o interesse pela música, em especial pela música popular brasileira;
  •          Formar uma plateia solidária e consciente, capaz de avaliar as composições apresentadas de forma crítico-sensível.
Período de realização: de abril a setembro de 2016 em três etapas:
  •         Inicial – organizada pelas unidades escolares, identificando os alunos que demonstram interesse pela música e incentivando seu aprimoramento nessa área do conhecimento. É a etapa correspondente à produção musical e à preparação das apresentações. Constitui-se também em importante passo para a formação de plateia.
  •        Regional - organizada pelas E/SUBE/CRE, com a finalidade de socializar o produto da primeira etapa para as escolas da região.
  •   Final – organizada pela equipe de Extensividade da SME, com a colaboração das Coordenadorias Regionais, com a finalidade de realizar uma grande mostra e produção de material de divulgação das canções que se destacaram na etapa regional.04/05/2016
·        
 Encontro de Formação com Professores: “Um olhar sobre o FECEM” – 04/05/2016:






Nenhum comentário:

Postar um comentário