quarta-feira, 12 de julho de 2017

Projeto Mulher Cidadã – O olhar feminino por trás das lentes


Projeto Mulher Cidadã – O olhar feminino por trás das lentes.

             
  O Projeto "Mulher Cidadã – O olhar feminino por trás das lentes"  desenvolvido pelo Comitê de Gênero da Educação visa a promover uma mostra de painéis temáticos a partir de imagens capturadas pelo olhar das mulheres. Neste ano de 2017, sugerimos o tema "O olhar feminino por trás das lentes".
                
  O presente tema aborda o protagonismo da mulher por meio de sua atuação profissional na fotografia. Importantes registros foram realizados. Anna Cook foi a primeira mulher a fotografar uma paisagem e coube à parisiense Antonieta DeCorrevont o título de primeira mulher no mundo a trabalhar profissionalmente com fotografia, abrindo um estúdio  em Munique, no ano de 1843.

  Foi no século XX, porém, que a fotografia tornou-se atividade profissional reconhecida e também uma arte, e muitos nomes femininos tornaram-se célebres: Dorothea Lange, Margaret Bourke-White, Lee Miler, Eve Arnold, Tina Modotti, Vivian Maier, Annie Leibonitz, Gioconda Rizzo, entre tantas outras.

    Consideramos importante que a discussão sobre as questões de gênero estejam presentes no cotidiano das escolas. A leitura de textos, a pesquisa sobre o tema na mídia, fotografias, vídeos, jornais, redes sociais, palestras etc.  podem contribuir para que os alunos tenham uma posição crítica acerca do papel da mulher na sociedade.

     Sugerimos que a participação da mulher como força de trabalho, a ampliação do universo profissional feminino, a falta de equiparação salarial, as atribuições da mulher na família, a posição da mulher como produtora de conhecimento e interlocutora nas ações da sociedade,recebam especial atenção, possibilitando aos alunos discutirem tais temas.

 Saiba mais:

 http://jornalmulier.com.br/mulheres-tem-importante-papel-na-historia-da-fotografia-e-do-fotojornalismo-no-ocidente/

 http://www.albertodesampaio.com.br/10-mulheres-pioneiras-da-fotografia/

http://cursodefotografia.org/dez-mulheres-fodasticas-que-mudaram-a-fotografia/

http://revistaold.com/blog/a-participacao-das-mulheres-na-fotografia/








Nenhum comentário:

Postar um comentário